Retífica de compressor
A retífica de compressores é um processo de recuperação que proporciona um maior custo benefício, uma vez que é garantido o mesmo desempenho operacional de um compressor novo, utilizando a mesma parametrização do fabricante.
Mão de obra e material
Este processo constitui de procedimentos específicos, que requer profissionais qualificados, e qualidade do material aplicado.
Cuidados
É realizado o processo de limpeza do bloco (carcaça) e demais componentes através de equipamentos automatizados que efetuam a total descarbonização e descontaminação, garantindo uma refinada precisão durante a ajustagem das peças.
Revisão
Antes da montagem do conjunto mecânico, é realizado o balanceamento dinâmico de virabrequim e rotor (para compressores do tipo alternativo) e o balanceamento dinâmico de fusos primário, secundário e rotor (para compressores do tipo parafuso).
Diagnóstico
O processo se inicia com a desmontagem completa do compressor, onde é realizado a análise técnica de todos os componentes e verificação dimensional destes.
Substituição de peças
Efetuado a limpeza, é realizado a substituição de peças como bielas, pistões, virabrequim, anéis, buchas, placa de válvulas, juntas, aneis oring, camisa de cilindros, bomba de óleo, dentre outros componentes.
Retífica
O processo de retífica também inclui o rebobinamento do estator, onde é realizado a descontaminação do estator, aplicado isolação dos canais com filme poliéster de alta qualidade, rebobinamento do estator com fio esmaltado classe hermético e aplicado verniz e secagem final da bobina elétrica em estufa.
Após a remontagem do compressor, são realizados diversos testes a fim de garantir que o compressor apresente resultados idênticos a um compressor novo.